Compras

6 curiosidades sobre a Black Friday: a maior promoção do ano!7 minutos de leitura

Logo Agora Cupom

Confira curiosidades incríveis sobre a data que mais oferece descontos nas suas compras: a Black Friday!

Com origem diretamente dos Estados Unidos, a Black Friday foi criada com objetivo de fazer da última sexta-feira de novembro um dia épico.

A tradução do nome significa Sexta-feira Negra, e é um dos dias mais importantes para os lojistas, a nível de vendas.

Isso porque muitas lojas conseguem zerar seu estoque apenas em um dia do ano. Hoje trouxemos algumas curiosidades sobre a Black Friday que vão fazer você entender um pouco mais a loucura que é esse dia! Confira a seguir:

O que é a Black Friday?

Como dissemos, a Black Friday é um evento que acontece todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro.

O principal objetivo é oferecer descontos e preços diferenciados de todos os dias do ano, para que você consiga comprar aqueles itens que estavam na sua lista de desejos por muito tempo.

É um dia muito importante para os donos das lojas. Isso porque o aumento das vendas pode chegar a mais de 300% em apenas um dia.

No ano de 2014, a Black Friday chegou a movimentar mais de um bilhão de reais no Brasil. Essas compras podem ser feitas tanto em lojas físicas quanto em lojas online.

Hoje trouxemos algumas curiosidades que fazem parte desse dia. Confira a seguir:

Curiosidades incríveis sobre a Black Friday

1 – O nome foi dado para se referir a uma crise que acontecia na Bolsa

Inicialmente, o nome desse evento fazia referência a uma situação que acontecia na Bolsa de Valores. Era uma época em que diversas crises aconteciam.

A primeira crise aconteceu em 1869, quando duas pessoas tentaram tomar o ouro de Nova York, fazendo com que o governo interviesse de uma maneira que minimizasse os danos.

Foi quando os preços caíram absurdamente, fazendo com que diversos investidores da Bolsa perdessem tudo.

O termo Black que foi acrescentado à palavra, fazia referência aos desastres e acidentes que aconteciam sempre que as promoções eram anunciadas.

2 – Apenas a partir de 2001 a Black Friday significava descontos

Somente depois do ano de 2001 a Black Friday começou a ser considerada como uma data onde as compras poderiam ser feitas com descontos. Inclusive, hoje em dia é possível usar cupons para economizar ainda mais.

Os lojistas começaram a perceber que as vendas na sexta-feira eram melhores do que no sábado, e essa também era uma das formas de zerar os estoques para encher as lojas novamente com itens de Natal.

Já no Brasil, a era da popularidade para a Black Friday aconteceu a partir de 2010, quando diversas estratégias foram criadas para aumentar as vendas.

3 – O nome deveria ser Big Friday

Por conta da grande movimentação que existia no dia, os soldados da Filadélfia começaram a chamar a Black Friday de Big Friday.

E sim, de fato seria uma grande estratégia de marketing adotar esse nome ao evento de promoções e descontos.

Alguns lojistas não concordaram porque esse nome fazia menção aos problemas de trânsito, e por isso, continuou sendo Black Friday.

4 – A data poderá acabar algum dia?

Muitas pessoas se questionam sobre o fim da Black Friday e isso pode gerar grande preocupação para os lojistas.

Essas dúvidas estão relacionadas ao fato de que muitos lojistas iniciam as vendas dos produtos um dia antes, geralmente na parte da noite. Isso começou depois que o WalMart teve essa ideia.

Mas, se você é lojista fique tranquilo. Mesmo que algumas lojas comecem a vender no dia anterior, os descontos durante a sexta-feira são bem mais atrativos por serem maiores.

5 – O Papai Noel desfila antes da Black Friday

Nos Estados Unidos, durante o dia de ação de graças, acontece um desfile do Papai Noel.

Como o dia de ação de graças também antecede a Black Friday, os desfiles acabam acontecendo um dia antes. Isso ficou bem característico da data.

Além de ter se tornado um evento, isso é importante para os lojistas, pois chama muita atenção dos consumidores para o dia seguinte, onde acontece a Black Friday.

6 – A Black Friday vai além dos descontos

Desde a sua criação, a Black Friday passou a ser considerada um grande marco na vida dos lojistas. Muitos deles começaram a considerar essa sexta-feira como o dia de voltar ao azul.

Isso significa que os lucros eram retomados neste evento, fazendo com que diversos lojistas que estavam no vermelho conseguissem recuperar o que havia sido perdido na questão financeira.

A Black Friday se tornou um dos dias em que os clientes mais gastam em todo o ano. Muitos desses gastos conseguem compensar meses de estoques parados nas lojas.

Melhores cupons para aproveitar a Black Friday

Existem diversas maneiras de como aproveitar a Black Friday de forma consciente e ainda assim comprar o que você deseja.

A melhor delas é usar diversos cupons de desconto nas lojas. Existem alguns sites que disponibilizam esses descontos. Veja a seguir em quais lojas você consegue comprar:

Lojas Americanas

Através do Cupom Americanas você consegue economizar nas suas compras e ainda comprar aquele eletrônico ou eletrodoméstico que tanto esperava.

Casas Bahia

Outra loja em que você consegue comprar com desconto é a Casas Bahia. Isso porque nos sites que oferecem descontos, você consegue pesquisar por Cupons Casas Bahia, copiar e colar na página de pagamentos, garantindo um melhor preço.

DLK Modas

Se a sua intenção é comprar roupas durante a Black Friday, aproveite o Cupom DLK para isso. Mas, vale lembrar que o cupom é limitado, então não deixe de resgatá-lo.

Lojas Yeesco

O Cupom Yeesco também está disponível para que você consiga 10% de desconto na sua primeira compra.

Como aproveitar a Black Friday

Se você está aguardando por esse dia do ano, saiba que existem alguns pontos que devem ser levados em consideração. Veja alguns deles:

Pesquise preços com antecedência

A primeira delas é pesquisar os preços dos itens que você quer comprar com bastante antecedência. Assim, você consegue ter a certeza de que está comprando por um valor com desconto.

Compare os preços

Outra dica é comparar os preços em mais de duas lojas. Diversas lojas podem vender o mesmo item com preços diferentes, e você consegue avaliar em qual delas está mais em conta.

Use cupons de descontos

Outra maneira de aproveitar a Black Friday é usando muitos cupons de desconto nas compras. Diversos sites, como o Agora Cupom disponibilizam cupons de descontos para você usar em lojas parceiras, e assim, você consegue economizar muito nas compras.

Atenção ao cashback

Existem várias lojas que além de oferecer cupons de desconto também oferecem cashback em algumas compras. O melhor exemplo é a Ame Digital da B2W, além do superapp da Magalu. Assim, você consegue resgatar uma porcentagem do dinheiro de volta através de compras que você fez.

Aproveitar a Black Friday pode ser mais simples do que você imagina, mas para isso, é muito importante que você confira os valores originais dos itens e também não deixe de ver se a loja que está comprando é de confiança.

Isso porque existem diversas lojas que aproveitam esse momento para falsificarem sites, fazendo com que você caia em golpes.

Se você é um consumidor, aproveite a Black Friday com segurança e consciência. Se você é um lojista, use esse dia para colocar em prática as estratégias de marketing e aumentar as vendas da sua empresa. Essas foram algumas das curiosidades sobre a Black Friday e sua criação. Agora você consegue entender o porquê de ser um evento que acontece todos os anos?

Avalie esse post

RESPONDER

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *