Compras

E-commerce seguro: as características de um site confiável

Logo Agora Cupom

Com o crescimento do comércio digital, é preciso estar atento aos mecanismos que garantem a segurança, a fim de evitar fraudes e golpes financeiros. Saiba identificar com facilidade um e-commerce seguro com nossas dicas.

Selos e os demais elementos de uma loja virtual segura

A pandemia intensificou o e-commerce, fazendo com que muita gente perdesse o medo de comprar virtualmente. Contudo, ainda existem pessoas que se sentem inseguras na hora de inserir seus dados bancários em plataformas digitais, por medo de sofrer golpes posteriores.

O receio não é à toa. De acordo com a pesquisa “Raio-X da Fraude”, em 2019, o Brasil registrou um crescimento de 14% nas tentativas de golpes no comércio eletrônico, em comparação ao ano anterior. Os dados foram levantados pela Konduto, empresa que atua contra fraudes virtuais, ao analisar mais de 175 milhões de pedidos recebidos durante o ano de 2019.

Por isso, antes de comprar on-line, veja alguns selos e características que garantem a segurança de um endereço na web, informando aos clientes que o site em questão é confiável.

Certificados de segurança

Os certificados de segurança são mecanismos que garantem a proteção da plataforma digital. De acordo com uma pesquisa feita pela Econsultancy, eles são o primeiro item decisivo na hora de um cliente decidir comprar em uma página na web. A aparência e a popularidade foram os fatores que ocuparam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Deste modo, é fundamental reparar em alguns certificados, se você quiser ter maior confiança naquele endereço. Um deles é o SSL, padrão global em tecnologia de segurança, que garante que os dados inseridos foram criptografados, ou seja, permanecem sob sigilo e não podem ser acessados por terceiros.

Além disso, o SSL promove um embaralhamento de dados no site, o que evita o roubo de informações confidenciais por criminosos digitais. A maneira de verificar que a página possui este sistema é por meio da existência de um cadeado no navegador, que permanece na barra de status do programa, ao lado esquerdo do endereço do site.

HTTPS e SiteLock

Outra dica importante é verificar se o endereço começa por HTTPS, abreviação da expressão “Hyper-Texts Transfer Protocol Secure”. Esta sigla insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre o servidor e o seu computador, indicando que a comunicação estabelecida é criptografada. Preste atenção, pois, se a sigla for HTTP, a plataforma não é segura.

Outra ferramenta importante para verificar a segurança é o SiteLock, que faz varreduras em tempo real, verifica e-mails e realiza bloqueios automáticos ao detectar vulnerabilidades ou riscos em uma página na web.

Além de garantir a criptografia dos dados dos clientes, o SSL e o SiteLock oferecem outra vantagem: eles proporcionam um melhor posicionamento da página em buscadores, como o Google.

É importante lembrar que não são apenas plataformas de pagamento, mas qualquer serviço on-line, que demanda a inserção de senhas e dados pessoais, precisa de conexão via HTTPS, o que inclui redes sociais e e-mails. É possível instaurar o sistema HTTPS com alterações simples nas configurações do usuário.

Levantamento da reputação

Além de todas essas verificações, antes de comprar on-line, procure informações sobre a reputação da página. Uma pesquisa rápida no Google já pode te trazer resultados importantes, especialmente, em órgãos como o Procon, que disponibiliza uma lista de sites não confiáveis que devem ser evitados pelos consumidores.

Outras ferramentas recomendadas para fazer este levantamento são: Reclame Aqui e  Web Of Trust (WOT), que exibe a média das notas atribuídas pelos internautas em critérios como privacidade, segurança e conteúdo para crianças. O WOT possui complementos para os navegadores Chrome e Firefox, avaliando a página assim que ela é acessada pelo usuário, a partir de um sistema de cores: verde indica segurança total, enquanto o vermelho significa risco máximo.

Nós aqui do Agora Cupom prezamos muito por parcerias com lojas confiáveis, e sempre estamos fazendo conteúdos de análise sobre lojas virtuais. Acesse nossos conteúdos e faça boas compras!

Web Stories Recentes

5/5 - (2 votos)

RESPONDER

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

iPhone 15: o mais novo Lançamento Apple! Conheça todas as Novidades sobre o iPhone 15! 6 ofertas imperdíveis para aproveitar no Amazon Prime Day! 5 Produtos que você pode comprar com 80% OFF nesta Black Friday Empréstimo com garantia de carro! Saiba como funciona e onde conseguir
iPhone 15: o mais novo Lançamento Apple! Conheça todas as Novidades sobre o iPhone 15! 6 ofertas imperdíveis para aproveitar no Amazon Prime Day! 5 Produtos que você pode comprar com 80% OFF nesta Black Friday Empréstimo com garantia de carro! Saiba como funciona e onde conseguir