Sem categoria

Redação do ENEM: Segredos para Atingir a Nota 1000

Logo Agora Cupom

A redação do ENEM é uma das partes dessa prova que mais assusta os candidatos. No entanto, você não precisa temer essa prova!

Com a preparação correta você vai aprender que a sua redação pode ter nota máxima e te ajudar a garantir uma vaga concorrida.

Quem estuda para o ENEM e coloca algumas dicas em ação tende a ter grande sucesso nessa prova, o que acaba favorecendo a nota final.

Portanto, se você quer ter uma média mais alta com a ajuda da redação, continue lendo! Nós separamos dicas infalíveis para arrasar nessa prova.

Redação do ENEM precisa de prática

O primeiro passo que você precisa entender é que para escrever bem é preciso praticar. E isso também ocorre na sua redação do ENEM, que respeita uma forma de escrever.

Para se sair bem, é preciso entender o que é uma redação dissertativa argumentativa e respeitar esse padrão de escrita.

Por isso mesmo, praticar esse modelo te ajuda a aprender a encaixar suas ideias sempre nesse modelo. Assim, você consegue compreender e trabalhar para que, independentemente de qual seja o tema da redação oficial você esteja bem preparado.

Pensando nessa necessidade, o ideal é que ao menos uma vez por semana você pratique redação. Para tal, use temas de provas anteriores e procure propostas de redação online.

Alguns sites até oferecem pacotes de correção de redação. Dessa forma, você pode contratar um pacote de 10 correções para que os profissionais do site apontem as melhorias necessárias em seu texto.

De maneira que seja possível entender essas correções necessárias e começar a melhorar sua escrita. Com toda certeza a sua pontuação da última redação corrigida será muito maior que a correção de sua primeira redação.

Esteja bem informado

É importante saber o que está acontecendo ao redor do mundo e desenvolver uma opinião crítica a respeito de vários temas.

Correlacionar diferentes informações de maneira coerente, demonstrando domínio e conhecimento sobre o tema da redação é uma das competências analisadas.

Para tal você pode citar artigos que leu, sempre colocando a fonte, usar fatos históricos e soltar a criatividade construindo sua argumentação.

No entanto, é preciso se coerente e citar as fontes de absolutamente tudo que está sendo abordado por você e não é de sua autoria.

Plágio é crime e caso você cometa esse erro em sua redação, ela poderá ser zerada pela banca. Por isso, é importante sempre citar os autores ou a fonte dessa ideia que está abordando.

Capriche na letra e no português

É óbvio que erros de português serão responsáveis por diminuir sua nota na redação do Enem. Por isso mesmo, é importante que você escreva de maneira culta.

Caso na hora da prova precise escrever uma palavra e não tenha certeza de como escrever corretamente, procure sinônimos para substituir.

Lembre-se que gírias, abreviações usadas na internet e linguagem coloquial diminuem sua nota. O ideal é escrever no português padrão normativo.

O que não significa que você precisa fazer um texto repleto de palavras difíceis. Mas significa que você deve ter preocupação com a sua escrita para ter uma pontuação alta.

Além disso, é importante caprichar na letra, para que fique completamente legível. Caso o corretor não entenda o que você está dizendo por causa da sua letra a tendência é diminuir seus pontos.

Sempre faça seu rascunho

Você pode iniciar a sua prova pela redação, construindo todo o rascunho da redação para só em seguida começar a responder as questões objetivas.

Responda essas questões por uma hora, em seguida volte para reler seu rascunho e identificar se as ideias estão claras. Faça possíveis melhorias nesse rascunho e somente em seguida passe para a folha final.

Muitos candidatos perdem pontos porque acham necessário economizar tempo na prova de redação. E por isso, acabam não construindo esse rascunho que é fundamental para a pontuação.

Se alguma ideia não ficou bem exposta ou até mesmo durante a resolução da prova objetiva você se lembrou de um bom argumento, tendo feito o rascunho é possível adaptar seu texto.

No entanto, quem optou por escrever de forma direta na folha oficial de redação acabou perdendo essa oportunidade. Portanto, o ideal é que você divida a sua prova otimizando seu tempo para que seja possível escrever seu rascunho e passar a limpo.

Ter o cuidado de revisar sua redação faz diferença na pontuação final. Evitando que por erros bobos sua pontuação caia e com isso, sua competitividade no SISU seja diminuída.

Não tenha medo

Se a preparação for corretamente feita ao longo do ano, com o cuidado de escrever redações semanais, não há o que temer!

Você certamente vai pontuar de maneira expressiva em sua redação contribuindo para uma média mais alta. Portanto, no dia da prova não fique nervoso ou amedrontado, é apenas mais uma redação e você sabe o que fazer, usando todas essas dicas para alcançar a pontuação máxima.

Web Stories Recentes

5/5 - (1 voto)

RESPONDER

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

iPhone 15: o mais novo Lançamento Apple! Conheça todas as Novidades sobre o iPhone 15! 6 ofertas imperdíveis para aproveitar no Amazon Prime Day! 5 Produtos que você pode comprar com 80% OFF nesta Black Friday Empréstimo com garantia de carro! Saiba como funciona e onde conseguir
iPhone 15: o mais novo Lançamento Apple! Conheça todas as Novidades sobre o iPhone 15! 6 ofertas imperdíveis para aproveitar no Amazon Prime Day! 5 Produtos que você pode comprar com 80% OFF nesta Black Friday Empréstimo com garantia de carro! Saiba como funciona e onde conseguir