Marketing de Serviço: saiba aplicar no seu negócio

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Quando se fala em gerar valor e convencer os clientes o Marketing de serviços é uma das opções amplamente aplicadas. Contudo, por mais que existam objetivos em comum, é importante lembrar o modo de desenvolver estratégias que variam de acordo com cada empresa devido às particularidades.

Estamos falando de uma modalidade que reúne práticas que atendem a proposta de expressar o valor dos serviços, que diferentemente dos produtos são intangíveis e sem dúvidas, é algo de impacto para o modo de desenvolver as ações de marketing.

De qualquer forma, em meio a um mercado repleto de negócios com formatos flexíveis, é válido abordar que o serviço pode ou não ser o centro de um empresa.

Por exemplo, uma empresa pode produzir um portão guilhotina, que é um modelo normalmente automático e também oferecer o serviço de instalação.

Antes de conhecer como o marketing de serviços pode ser aplicado em um negócio, é interessante compreender o conceito de um modo mais claro, confira a seguir!

As particularidades do marketing de serviços

De um modo geral, pode-se dizer que o marketing de serviços é uma maneira de atuar com maior precisão, principalmente ao considerar um mercado competitivo em que uma série de variáveis possuem impacto na seleção de qual serviço será contratado.

Naturalmente, para empreendimentos que há muito tempo atuam com estratégias que focam nas marcas em si, a adoção de métodos que ressaltem os serviços e o consumidor pode soar complexa.

Afinal, trata-se de uma modificação que tem influência em fatores variados nas empresas, como a cultura, feedbacks, entre outros fatores que envolvem o modo de gestão.

Um fator interessante que caracteriza a parte de serviços é que embora se trate da mesma atividade realizada diversas vezes, não apresentará completamente o mesmo resultado.

Isso se deve ao fato de que as preferências do cliente pode mudar, assim como questões relacionadas a localização, recursos necessários para o serviço, condições climáticas, entre outros fatores.

Todavia, além de considerar todas essas distinções, é importante que no desenvolvimento da estratégia características como a intangibilidade também sejam lembradas para atender um direcionamento mais compatível.

Por exemplo, em serviços de caldeiraria, há uma intangibilidade distinta ao comparar a aquisição de determinados bens. Afinal, não se trata de algo que pode ser manejado como no caso de produtos.

Esse é um dos fatores relacionados com a dificuldade de escalar os serviços, porém, soluções podem ser empregadas para essa questão, como aumentar a produtividade por meio da automatização de alguns processos e realizar parcerias.

Como o marketing de serviços pode ser empregado?

Qualquer tipo de estratégia exige um bom planejamento, independente do porte, segmento e condições da organização. 

Apesar de todo o potencial observado a partir do marketing de serviços, é preciso considerar que não há um padrão, porém, existem pontos cruciais que devem ser atendidos para uma aplicação eficaz, tais como:

Diferencial nítido

Em um mercado competitivo, sem dúvidas, é preciso que uma empresa saiba como se destacar. Entre os fatores que podem ser trabalhados para isso estão uma ferramenta diferenciada, o atendimento, programa de fidelidade, entre outras possibilidades.

Há também grande importância de citar que a ausência de um diferencial claro não interfere apenas no marketing de serviços, como também no contato com investidores em potencial e em outras estratégias.

Como exemplificação, pode-se citar a apresentação de uma proposta em prol de obter um investimento para uma fábrica de churrasqueira. Além do conhecimento a respeito dos mais variados aspectos financeiros, é importante abordar um diferencial.

Podemos considerar que esse ponto tem relação com o valor agregado do empreendimento, basicamente o que faz com que seja de fato divergente de outras empresas da mesma área.

Uso inteligente do conteúdo

O conteúdo é um dos pontos cruciais para diversas estratégias digitais, sendo decisiva essencialmente para a autoridade da organização.

Todavia, é preciso que seja utilizado de forma inteligente para que a audiência seja atraída. Dessa forma, há necessidade de cautela com os materiais elaborados, tanto com a qualidade quanto com os temas escolhidos.

Nesse caso, o marketing de conteúdo pode ser uma ferramenta poderosa para o marketing de serviços, principalmente por se tratar de uma tática que busca gerar valor para as pessoas a partir de conteúdos enriquecedores.

Para que o público-alvo seja atraído e de fato se envolva, o ideal é que os materiais atendam suas necessidades. Um exemplo disto, pode ser um conteúdo sobre juntas de vedação industrial que tenha como foco os benefícios da instalação de vedar diferentes superfícies.

Dessa maneira, pode-se dizer que a concretização de uma contratação não é o foco e sim uma consequência.

Valorização das pessoas

Quando falamos de priorizar as pessoas em uma estratégia comumente, no marketing de serviços os colaboradores também podem ser envolvidos.

Isso se deve ao fato de que um time de profissionais qualificados faz toda a diferença e esse é um fator indiscutível para qualquer segmento.

Ainda mais, é imprescindível que a experiência do cliente seja sempre acompanhada, principalmente no que diz respeito a sua satisfação. Afinal, é algo decisivo para que ajustes sejam realizados o mais rápido possível quando necessário.

Hoje em dia, devido ao amplo mercado digital, nem todos os serviços exigem a presença física do cliente. Todavia, dar espaço para certa participação no processo é interessante para um resultado mais satisfatório.

Por exemplo, no meio industrial, na produção de peças para escavadeira, há padrões a serem seguidos, mas na contratação de um serviço, como na elaboração de um texto, é possível ouvir feedbacks e apostar em outros caminhos que permitam de fato compreender o que é almejado pelo cliente.

Definição de objetivos

Assim como em qualquer tipo de estratégia a ser implantada nas empresas, é preciso estabelecer uma meta clara, principalmente ao considerar seu impacto para um direcionamento adequado.

Essa pode ser uma solução ideal para uma marca que atua com cabeamento estruturado em empresas, entre outros setores que almejam um plano de ação preciso, assim como uma execução eficaz.

Além disso, também pode ser de grande ajuda para compreender a importância de prazos e se necessário, complementar com outras táticas em curso na corporação.

Dicas ao aplicar o marketing de serviços

Sem dúvidas, cabe a cada profissional analisar e identificar quais são os modos de aplicação mais favoráveis para cada empreendimento, porém, existem algumas dicas gerais que podem ser interessantes para as organizações.

Primeiramente, é preciso que se entenda, que há determinadas particularidades no marketing de serviços que são significativas, principalmente ao comparar com produtos.

Uma delas é a incapacidade de estoque, ou melhor, a variação, o que também está associado com a demanda. O mais interessante pode ser apostar na automação.

Imagine uma empresa que produz máquina de embalagem, ela pode apresentar um sistema de atendimento eletrônico para otimizar e agilizar determinados processos, como no esclarecimento de principais dúvidas dos clientes.

No entanto, é preciso garantir que exista o equilíbrio nos sistemas automatizados, pois se por um lado podem facilitar todo o cenário de modo significativo, por outro podem tornar a relação com a audiência superficial quando empregados de forma inadequada.

Importante que as empresas que atuam no meio digital ou dispõem de uma plataforma como parte de uma estratégia para comunicação, priorizem alguns fatores, tais como:

  • Privacidade;
  • Confiabilidade;
  • Design;
  • Atendimento.

Sem dúvidas, qualquer indivíduo deseja sentir segurança ao realizar uma compra. Por isso, é interessante investir em recursos que tornem a plataforma de fato segura e que procure por métodos diferentes de transmitir isso.

O mesmo se enquadra ao se tratar da confiabilidade, porém, enquanto a privacidade normalmente está ligada aos dados, o mais comum é que esse caso se trate da segurança de se obter o que de fato é proposto, por exemplo, a instalação de tubos e conexões galvanizadas.

O que pode contribuir é ter um design atrativo, que seja não apenas agradável, como também que disponha de todas as informações necessárias sobre o serviço, modos de realização e contratação.

A estratégia de marketing de conteúdo que foi apresentada anteriormente também pode contribuir com a obtenção de maior confiança por parte dos consumidores, principalmente para que uma percepção cada vez mais positiva da marca seja construída. Além de agregar autoridade ao seu negócio.

Ainda mais, seja físico ou digital, o atendimento deve ser sempre o mais eficaz, possível. Neste ponto, é indispensável que as marcas busquem responder de forma ágil e sólida.

Com os dados apresentados ao longo do texto pode-se perceber que o marketing de serviços reúne um potencial significativo para diversos setores e independente de qualquer distinção, é preciso considerar que sua eficácia está atrelada a valorização de funcionários, clientes e de um bom planejamento em equipe.

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