Compras

10 Erros que você não pode cometer antes de fazer uma compra online

Logo Agora Cupom

Confira nesse artigo os 10 Erros em Compras Online cometidos por usuários menos experientes que você não pode cometer. Não seja mais uma vítima de golpistas. Acompanhe as dicas e aproveite os descontos oferecidos na internet.

Não comprar algo pela internet em pleno 2018 é praticamente impossível. A popularização do comércio eletrônico entre a sociedade é algo muito forte, que ganha cada vez mais e mais adeptos. E ganha reforço conforme a nova geração de jovens vai entrando no mercado de trabalho e tendo a sua própria renda. Com dinheiro no bolso (ou um bom limite no cartão de crédito), fica difícil resistir à tentação de fazer umas comprinhas online.

Mas apesar de muito benéfico, principalmente no quesito comparação de preços e possibilidades de escolha (nem vamos falar sobre comodidade…), alguns cuidados básicos devem ser tomados. Espero que você nunca tenha sido vítima de fraudes em vendas na internet. Mas provavelmente conhece alguém que já foi. Assim sendo, vamos listar a seguir 10 pontos cruciais, a serem observados antes de finalizar a compra e pagar o boleto, ou passar os dados do cartão, em qualquer loja virtual.

Erro 1: Não observar o link de acesso ao site

O endereço eletrônico do site, chamado de domínio, é único e deve ser registrado junto aos órgãos competentes. Uma vez registrado, ele fica impossibilitado de ser usado por outro titular. Assim sendo, normalmente as lojas virtuais registram o domínio e suas variações (.com .org .net e etc), apontando tudo para o mesmo site. O cuidado que você deve tomar nesse ponto é ver se o link do site não é algo do tipo “https://magazineluiza-blackfriday-liquidacao.com” pois aí fica evidente que se trata de um site fraudulento. Muitas vezes ele tem o layout similar ao site verdadeiro, mas é facilmente identificado por esses links estranhos, e também por não dar a possibilidade de navegar em outras ofertas pelo menu principal.

Erro 2: Não dar importância para o cadeado verde

Outro ponto de extrema importância é verificar se o site possui certificado SSL válido, que é facilmente diagnosticado pelo cadeado verde fechado ao lado do navegador. Se o site não possuir esse mecanismo, ele é considerado não seguro. Então jamais compre algo pela internet sem estar em um site seguro. Na loja online que possui o cadeado verde, seus dados pessoais, endereço, pagamento e etc são criptografados, estando protegidos contra potenciais ataques de hackers.

Erro 3: Não verificar os selos de segurança da loja virtual no rodapé

Para complementar a confiabilidade do site, é muito comum as lojas virtuais se conveniarem com autoridades de segurança online, para auditar o site, garantindo de fato a segurança daquele ambiente. Muito mais do que exibir um selo autêntico (geralmente no rodapé da página), essas empresas fazem testes com frequência, para ver se a loja online merece continuar com o selo de site seguro / site blindado / site auditado e afins. Clique nos selos para ver se eles tem direcionam para a página da empresa, verificando assim a sua autenticidade.

Erro 4: Não olhar a reputação da loja em sites como Ebit e/ou Reclame Aqui

Antes de fechar a compra, pesquise pela marca em sites como o Ebit e Reclame Aqui, que são especializados em coletar opiniões de clientes (na sua maioria insatisfeitos), atribuindo uma avaliação para cada loja virtual. Importante notar que essa avaliação é sempre dinâmica, e vai mudando ao longo do tempo. É válido sempre ler os comentários mais recentes, para ter um termômetro de como está a satisfação dos clientes atuais da empresa. Outro canal de consulta é o site Consumidor.gov.br, que também recebe reclamações de empresas participantes. Alguns sites contratam também empresas para fazer auditoria dos comentários e depoimentos postados dentro do próprio site da loja virtual. Isso garante que o conteúdo lá postado não é manipulado, e de pessoas que não existem. Isso também é um ponto de confiabilidade a mais, que vale a pena levar em consideração.

Erro 5: Não desconfiar de preços absurdamente baixos (principalmente ofertas por e-mail)

Quando a esmola é demais, o santo desconfia. Esse velho ditado é verídico para a realidade das compras na internet. É importante salientar que nenhuma loja virtual faz mágica, e todas são montadas visando o lucro. Então cuidado redobrado ao receber uma oferta com um produto muito abaixo de seu valor, principalmente por e-mail ou em anúncios de redes sociais. Se alguma loja quiser lhe vender, por exemplo, um iPhone X novo por R$ 1.999,00 desconfie. Claro que todas as lojas fazem promoções, às vezes comercializando itens abaixo de seu custo, mas isso é exceção.

Erro 6: Não ler atentamente as políticas da loja online

Esse item é importante para saber como funciona a loja virtual, principalmente no quesito entregas e trocas/devoluções. Na questão dos fretes, é importante prestar atenção ao horário, pois tem empresas que por exemplo, fazem entrega no sábado, ou podem fazer entregas de noite. Dessa maneira, você precisa garantir disponibilidade para receber o produto no endereço informado nessas condições. Leia também como proceder em caso de o produto chegar avariado pelo transporte, se recusa na hora, ou recebe e entra em contato com a empresa. Para caso de arrependimento de compra, é importante saber qual o prazo máximo para solicitar a devolução/troca/reembolso. Esses pontos podem gerar problemas mais para frente, então a melhor coisa é saber como proceder antes mesmo de efetuar a sua compra.

Erro 7: Se conectar na internet via computador ou redes de internet públicas

Aí entra um cuidado a mais de segurança. Porque por mais que a loja virtual seja um ambiente seguro e protegido, você precisa garantir que o seu computador ou qualquer outro dispositivo também esteja. Geralmente redes públicas como de parques, restaurantes… são mais vulneráveis e menos seguras, correndo o risco de que alguma informação sua possa ser roubada. Por isso, evite ao máximo se conectar em redes públicas. Prefira sempre redes privadas para fazer compras online.

Erro 8: Não olhar o país de origem de envio das mercadorias

Comprar em sites internacionais está muito acessível, pois temos uma lista grande de sites de fora que entregam no Brasil, muitas vezes sem custo adicional. Erros em compras online podem acontecer com mais frequência nessa modalidade. Mas o detalhe não está nem no tempo de entrega do produto, que será consideravelmente mais longo, mas sim na questão da possibilidade de tributação adicional de seus produtos. Todos os pedidos passam por auditoria da receita federal, e podem ser sobretaxados. Se você não pagar esse imposto, vai ficar com a mercadoria retida. Então atenção com esse ponto, principalmente em compras de valor maior. Sem falar que em caso de algum problema que necessite devolução do produto, o procedimento é bem mais moroso e difícil. Importante citar também que o Código de Defesa do Consumidor Brasileiro não se aplica a lojas virtuais do exterior.

Erro 9: Não comparar preços

Aqui está um erro grave que atinge diretamente o seu bolso. Comprar online é maravilhoso, e uma das grandes vantagens é justamente essa: poder comparar preços de lojas concorrentes com a maior facilidade. Como poucos produtos tem venda exclusiva, acaba tendo uma oferta muito grande do mesmo produto em diversos varejistas. Isso é muito bom para o consumidor, que pode optar pela loja com o melhor custo-benefício para o produto desejado. Portanto, navegue por diferentes sites antes de efetuar a sua compra, use o Google, comparadores de preço e muito mais para garantir a sua economia.

Erro 10: Não pesquisar por Cupons de Desconto

Esse erro é imperdoável para o seu bolso. O preço de um produto pode ser inferior ao do carrinho, anunciado no site. Basta você ter um código de desconto e aplicar antes da finalização do pedido. Claro que nem sempre esse benefício está disponível para todos os produtos, mas na maioria das vezes, você consegue um desconto extra, especialmente com cupom primeira compra. Felizmente os cupons de desconto estão crescendo muito no Brasil, e a busca por eles cresce a cada ano. Os consumidores mais espertos já estão aproveitando essa economia a alguns anos, e se você ainda não usa, já passou da hora de usar. Se não sabe como usar, ou pior, como encontrá-los, seus problemas estão resolvidos com o Agora Cupom, um grande portal com centenas de lojas cadastradas que disponibilizam top cupons de desconto todos os dias.

Então, gostou das dicas para deixar a sua compra online mais segura? Tem algum caso de fraude que gostaria de compartilhar? Ficou animado com a possibilidade de obter uma economia extra com Cupom de Desconto? Deixe seu comentário abaixo e ajude mais pessoas a comprarem barato e com segurança na internet.

Web Stories Recentes

3/5 - (4 votos)

2 Comentários

  1. Stephanie Dias

    Gostei muito do post e dicas para deixar minha compra online mais segura. Obrigada!

  2. David dias

    ótimo artigo. Tudo muito bem explicado. Agora cupom é sucesso!

RESPONDER

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

iPhone 15: o mais novo Lançamento Apple! Conheça todas as Novidades sobre o iPhone 15! 6 ofertas imperdíveis para aproveitar no Amazon Prime Day! 5 Produtos que você pode comprar com 80% OFF nesta Black Friday Empréstimo com garantia de carro! Saiba como funciona e onde conseguir
iPhone 15: o mais novo Lançamento Apple! Conheça todas as Novidades sobre o iPhone 15! 6 ofertas imperdíveis para aproveitar no Amazon Prime Day! 5 Produtos que você pode comprar com 80% OFF nesta Black Friday Empréstimo com garantia de carro! Saiba como funciona e onde conseguir