Sem categoria

Como economizar no botijão de gás

Logo Agora Cupom

Quando ficamos mais tempo em casa usamos mais o fogão para o preparo de alimentos e que percebemos o quanto precisamos dele. Por isso se torna essencial procurar maneiras de economizar no uso do botijão de gás. E com algumas medidas simples isso se torna possível.

Mesmo porque se fizermos uma pesquisa na internet podemos perceber que o gás de cozinha possui variações de preços de um revendedor para outro. E sem dúvidas o preço é fundamental para gerar economia. Dessa forma, quando seu gás de cozinha precisar ser trocado, faça uma pesquisa nos revendedores próximos.

Com isso você poderá economizar escolhendo aquele que possui um preço justo de acordo com as regras do Procon. Mas além da busca pelo melhor preço, existem algumas dicas que vão ajudar você a economizar quando precisar usar o botijão de gás no preparo de alimentos. Confira nesse texto todas as informações importantes sobre esse assunto.

Preço do gás

Mas antes de começar a compartilhar as dicas para reduzir os custos com o botijão de gás é preciso entender o motivo por trás dessa necessidade.

De maneira geral, sabemos que o preço do gás de cozinha é elevado. E motivado por essa situação, o Procon firmou uma determinação no dia 1 de abril de 2020. Nela, consta que o botijão de 13 kg não deve ultrapassar R$ 70,00 reais.

Gás de cozinha

Ainda assim esse valor para a maioria dos consumidores continua sendo elevado e pode diferenciar de um revendedor para o outro. E é nesse momento que entra a importância de pesquisar bem os preços, e até mesmo buscar promoções em diferentes revendedores.

Considerando tudo isso, as dicas abaixo são essenciais para se conseguir uma economia em um produto que é de uso primordial nas residências. Confira!

Dicas para economizar ao usar o gás de cozinha

1. Grãos duros

Alguns alimentos em grãos como o feijão, o grão-de-bico e a soja são mais difíceis de cozinhar requerendo um tempo muito maior no fogo.

Mas saiba que existe uma forma simples para diminuir este tempo de preparo. Na noite anterior do preparo do grão, deixe-o de molho. Com isso, além de facilitar o cozimento você ainda economiza gás.

2. Use o vapor a seu favor

O vapor que sai dos alimentos quando estão sendo cozidos podem ser usados como aliados para você. Portanto, quando for cozinhar arroz, por exemplo, você pode usar um escorredor apropriado e colocar os legumes para cozinhar também.

Entenda melhor durante o texto sobre como utilizar de forma correta o vapor a seu favor no preparo de alimentos.

3. Comemorações e festas de final de ano

Você já deve ter percebido que em festas de final de ano, principalmente quando precisa usar com mais frequência o fogão, o botijão acaba mais rápido. Ou até mesmo em um final de semana ou data especial quando mais opções de alimentos são preparadas.

Por isso sempre coloque para assar mais de um alimento dentro do forno. E além disso, organize a cozinha de forma a não perder tempo e nem desperdiçar o gás de cozinha para os preparos.

Outra dica importante é não ficar abrindo diversas vezes o forno a gás. Isso faz com que haja maior desperdício, e não ajuda em nada no preparo. Nesse sentido, o ideal é usar a luz interna do forno para verificar o andamento dos pratos.

4. Macarrão

O macarrão é um alimento que possui um tempo certo de preparo para que fique al dente. Com isso, você pode economizar da seguinte forma: após a fervura da água, tampar a panela e desligar o fogo.

Ao fazer isso o macarrão será cozido no tempo certo e você economiza gás, basta olhar na embalagem o tempo de cozimento que pode variar entre diferentes fabricantes.

5. Use a tampa da panela com mais frequência

Sempre que possível e que a receita permitir use a tampa da panela ao cozinhar os alimentos. As tampas ajudam a diminuir o tempo de cozimento dos alimentos, portanto é uma grande aliada de quem busca reduzir os custos.

6. Calor do forno

Muitas vezes quando usamos o forno o ambiente acaba ficando quente e por isso abrimos as portas e janelas. Mas esse é um erro comum e deve ser evitado, pois quando existe uma corrente de vento o fogão usa mais gás para cozinhar ou assar os alimentos.

7. Pré aquecer o forno

A maioria das receitas pede que o forno seja pré aquecido antes de colocar o alimento, e existe uma explicação para esse procedimento.

Quando pré aquecemos o forno ele entra na temperatura ideal para receber o alimento, e o recomendado é seguir cada receita. Ou quando não souber, 10 minutos em temperatura de 200°c é o suficiente para a maioria dos alimentos.

8. Panela de pressão

A panela de pressão também pode ser usada a seu favor na hora de fazer economia. Isso se dá porque a panela de pressão cozinha os alimentos em um tempo muito menor do que as panelas comuns.

Por isso ao cozinhar carnes, principalmente as mais duras, sempre prefira usar a panela de pressão.

9. Panela velha não traz economia

Panela velha e com o fundo torto acaba fazendo com que a chama do gás precise de mais força para alcançar essas partes. Assim, quando precisar trocar suas panelas prefira as de material mais resistente, como por exemplo, as panelas de cerâmica ou inox.

Além disso as panelas mais modernas são feitas para reter melhor o calor e com isso cozinhar os alimentos com mais rapidez do que as panelas comuns.

10. Corte o alimento antes de cozinhar

Antes de colocar o alimento na panela para cozinhar corte ele em pedaços pequenos. Como consequência, o tempo de cozimento será menor e você também vai economizar.

Alimentos cozidos no vapor

Como mencionamos acima, uma dica importante é em relação aos alimentos cozidos no vapor. Através desse processo, será possível economizar no preparo da comida. E você vai precisar de utensílios simples que geralmente temos em casa, como um escorredor de inox e uma panela com tampa.

A técnica é a mesma usada com o macarrão. Portanto, após a fervura da água, desligue o fogo e deixe o alimento no vapor.

Com isso você vai economizar, pois a chama do fogão ficará acesa bem menos tempo e diversos alimentos podem ser feitos usando a técnica, como:

  • Arroz
  • Macarrão
  • Peixes
  • Legumes
  • Vegetais

Sem contar que os alimentos quando são feitos no vapor ajudam as pessoas a conseguirem uma alimentação mais saudável. Isso acontece porque além de o alimento ficar muito mais saboroso, os nutrientes e a textura ficam retidos em maior quantidade no alimento.

E além de economizar no uso do botijão de gás, você vai manter a umidade e o frescor da alimentação. Sem contar que por não necessitar do uso de óleo a alimentação se torna mais natural e facilita a digestão, sendo ideal em dietas.

Pronto para economizar no botijão de gás?

Agora que você já entendeu de que forma é possível reduzir os gastos com o gás de cozinha, é possível agir e realmente gastar menos dinheiro.

Você pode encontrar as opções que sejam mais práticas em sua rotina, e começar por elas. Afinal, qualquer ação que as pessoas tomam para reduzir gastos e até mesmo melhorar sua saúde, são muito indicadas. Economize no gás de cozinha e ainda tenha sempre alimentos bem cozidos e saudáveis na sua rotina.

Web Stories Recentes

5/5 - (1 voto)

RESPONDER

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

iPhone 15: o mais novo Lançamento Apple! Conheça todas as Novidades sobre o iPhone 15! 6 ofertas imperdíveis para aproveitar no Amazon Prime Day! 5 Produtos que você pode comprar com 80% OFF nesta Black Friday Empréstimo com garantia de carro! Saiba como funciona e onde conseguir
iPhone 15: o mais novo Lançamento Apple! Conheça todas as Novidades sobre o iPhone 15! 6 ofertas imperdíveis para aproveitar no Amazon Prime Day! 5 Produtos que você pode comprar com 80% OFF nesta Black Friday Empréstimo com garantia de carro! Saiba como funciona e onde conseguir