Sem categoria

Como economizar nas contas de casa?

Logo Agora Cupom

Nos últimos meses, a economia doméstica se tornou um imperativo para muitas famílias. Confira algumas dicas para enxugar o orçamento para economizar nas contas e manter tudo em dia.

O ano de 2020 ainda não terminou, mas já é marcado por enormes desafios na área da saúde pública e da economia. Nesse contexto, diminuir os gastos domésticos se tornou uma prioridade, especialmente para quem perdeu renda ou até mesmo o emprego.

Muitos elementos compõem as contas de um lar, com destaque para gastos com água, luz, telefonia e internet, alimentação, produtos de higiene e limpeza, manutenção do carro, ou com transporte público e impostos.

Por isso, medidas simples podem ajudar a economizar nas contas, tais como o adequado uso do ar-condicionado, não passar mais de 15 minutos no banho e não deixar luzes e aparelhos eletrônicos ligados quando eles não estão sendo utilizados. Confira mais algumas a seguir.

Luz, água e gás

O primeiro item a ser revisto são as despesas com eletricidade, água e gás. Como estão relacionados a hábitos diários, é preciso de atenção e disciplina para cortar desperdícios, como deixar aparelhos e lâmpadas ligados quando não há necessidade, bem como deixar a torneira aberta ao lavar a louça ou escovar os dentes, e banhos com mais de 15 minutos de duração.

Por isso, reveja os seus hábitos e busque alternativas para poupar esses recursos. Uma boa dica é reutilizar a água usada para lavar roupa para lavar o quintal ou o banheiro. Também vale colocar lâmpadas mais econômicas na casa e lavar a maior quantidade de roupas de uma só vez.

Se estiver procurando novos eletrodomésticos, vale investir naqueles que possuem a classificação A, que indica um menor consumo de energia durante o seu funcionamento. Nas estações mais quentes, lembre-se de trocar o chuveiro na posição verão (que pode reduzir em até 30% os gastos com eletricidade). Uma dica pouco conhecida é manter o refrigerador cheio, pois espaços vazios exigem mais do motor para manter alimentos congelados.

Compras planejadas

Ao sair para o mercado, quem deseja economizar e não comprar por impulso deve fazer uma lista dos itens a se comprar. Além de respeitar o seu orçamento, essa medida simples ajuda a agilizar a passada no mercado.

Ainda vale pesquisar os preços e dias de promoção de diferentes mercados próximos à sua casa e buscar consumir as frutas da época, que geralmente estão mais baratas do que as outras. Para quem consome carne, vale comprar peças inteiras, congelá-las e ir consumindo-as ao longo do mês.

Internet e telefone

Esse é outro gasto fixo que pode fazer a diferença para quem está precisando economizar. Para quem só conta com a internet do celular, vale pesquisar um plano mensal de internet por meio de um roteador no smartphone.

Também é uma boa opção conferir com a sua operadora se há planos para ligações e pacotes de minutos. Por fim, confira com os seus familiares e amigos mais próximos — com quem você fala regularmente através do celular, pois algumas operadoras oferecem ligações não tarifadas entre seus clientes.

Aplicativos de finanças

Um recurso mais recente que vem sendo muito utilizado por quem precisa enxugar o orçamento é usar aplicativos de finanças pessoais. Além de serem gratuitos e de fácil acesso, a vantagem desses aplicativos é que eles possuem diferentes mecanismos para te ajudar a monitorar os gastos, como comparar preços de diferentes estabelecimentos e propor uma meta de gastos semanal ou mensal.

Alguns desses aplicativos são o Pinngo — que permite comparar os preços de diferentes mercados, Consulta Remédios — que compara os preços de medicamentos e produtos de higiene em algumas farmácias, o Organizze – que registra despesas e propõe meta de gastos, e o Guiabolso —  para compreender qual o perfil dos seus gastos e gerenciar as entradas e saídas de dinheiro. Se você compartilha a casa com outras pessoas, vale conversar com todos e verificar quais gastos são possíveis cortar, para evitar desperdícios e, assim, economizar uma grana. Como o orçamento doméstico é composto por diferentes fatores, é preciso atenção sobre cada um deles para conseguir manter as contas em dia.

Web Stories Recentes

5/5 - (1 voto)

RESPONDER

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

iPhone 15: o mais novo Lançamento Apple! Conheça todas as Novidades sobre o iPhone 15! 6 ofertas imperdíveis para aproveitar no Amazon Prime Day! 5 Produtos que você pode comprar com 80% OFF nesta Black Friday Empréstimo com garantia de carro! Saiba como funciona e onde conseguir
iPhone 15: o mais novo Lançamento Apple! Conheça todas as Novidades sobre o iPhone 15! 6 ofertas imperdíveis para aproveitar no Amazon Prime Day! 5 Produtos que você pode comprar com 80% OFF nesta Black Friday Empréstimo com garantia de carro! Saiba como funciona e onde conseguir