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Marketing Digital na Prática: o que dizem os especialistas?

O marketing digital chegou para revolucionar a forma de fazer negócio. Não é difícil encontrar na web dicas de pessoas que dizem ter investido no digital e ganhado muito dinheiro com isso. De fato, é possível obter ótimos ganhos financeiros com este tipo de investimento, mas, afinal, será que dizer apenas “invista em marketing digital” é um argumento convincente? Que tipos de ganhos empresas de diferentes portes podem obter ao investir na criação de websites, por exemplo?

Apesar de existirem inúmeros conteúdos afirmando os benefícios da aplicação das estratégias digitais, poucos conseguem esclarecer como isto acontece realmente. Por isso, nós decidimos trazer um compilado de frases de grandes especialistas no assunto e explicar, na prática, como isso acontece. Quer descobrir? Então continue lendo o artigo.

Conteúdo

Diversos especialistas em todo o mundo já citaram o alto grau de relevância que têm o conteúdo ao marketing digital. Quando Marcus Sheridan, presidente do The Sales Lion disse “o bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo”, ele não estava errado. Nada é capaz de vender tanto quanto um conteúdo relevante, informativo e de qualidade, que se comunique diretamente com o cliente, gerando nele a sensação de “era exatamente isso que eu precisava”.

Aliás, foi exatamente isso que Andy Crestodina, cofundador e diretor de estratégia da Orbit Media, disse: “Quando criar conteúdo, seja a melhor resposta para o que as pessoas procuram na internet. ” A internet hoje tem a solução para praticamente tudo, não à toa é para lá que as pessoas correm quando tem qualquer tipo de dúvida (qualquer uma, mesmo). Por isso, certifique-se que você tem as melhores respostas para as perguntas recorrentes ao seu nicho de mercado, desde as mais simples até as mais complexas.

“Uma das melhores maneiras de sabotar seu conteúdo é não o amarrar aos seus objetivos. Saiba por que você está criando conteúdo. ” Essa frase foi dita por Ellen Gomes, gerente de marketing de conteúdo da Marketo e é fundamental para um processo muito importante: a criação do conteúdo. Para quem este conteúdo é dirigido? Qual é o objetivo? Uma empresa focada nas estratégias de marketing digital não produz conteúdos aleatoriamente, apenas para preencher espaço. Seja para gerar leads, cliques, assinaturas ou vendas, todo o conteúdo deve ser claro e intuitivo, guiando o usuário a executar a ação proposta com naturalidade.

Por último, mas não menos importante, a frase de Guy Kawasaki deveria ser um mantra a ser repetido à exaustão. “Se você tem mais dinheiro que cérebro, deve focar em marketing de interrupção. Se tem mais cérebro que dinheiro, deve focar em Inbound Marketing”.

Mensuração de Dados e Testes

Qualquer agência digital que preze por resultados sabe que marketing sem análise não existe. De nada adianta implementar uma excelente estratégia, construir links, chamadas para a ação, se você não mensurar os resultados obtidos. Isso se comprova através da frase de Dan Zerrella, cientista de mídias sociais da HubSpot, “marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados.”

Ao desenhar uma estratégia, é preciso definir o objetivo da mesma, traçando metas e acompanhando os resultados. Esta é a única forma de detectar possíveis desvios, e então entrar com um plano de ação para correção. Afinal, já dizia Peter Drucker, “o que você não pode medir, você não pode gerenciar.”

Errar, todos um dia irão. Em termos de negócios, esta é sinceramente o melhor meio de aprendizado que poderíamos ter. Problema muito maior do que errar é deixar de tentar, por medo de falhar. “Não se envergonhe por seus fracassos, aprenda com eles e comece novamente.” – Richard Branson, fundador do Virgin Group.

Satisfação e fidelização de clientes

Os clientes são a base de tudo o que fazemos e não existe marketing digital sem eles. Antes, os esforços eram voltados para satisfazer as necessidades dos clientes, hoje isso já não basta, é preciso encantá-los para, então, fidelizá-los. Assim como citou Philip Kotler, “se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”.

A internet garantiu as empresas um alcance antes inimaginável e isso tem os seus prós e contras. Neste meio, o famoso “boca a boca” acontece de forma muito mais rápida e também mais eficaz. Cerca de 43% das pessoas sentem-se mais propensas a comprar algo que foi indicado por um amigo ou alguém de sua confiança (e isso inclui os influenciadores digitais).

Em contrapartida, o cuidado com uma má reputação deve ser redobrado, afinal um único comentário ruim pode tomar proporções gigantescas e arruinar qualquer estratégia. Nada melhor do que concluir este raciocínio com a opinião de ninguém menos que Jeff Bezos, CEO da Amazon: “Se você deixar os clientes insatisfeitos no mundo real, eles vão contar para 6 amigos. Se você fizer a mesma coisa no mundo digital, cada um deles vai contar para 6 mil contatos”.

Seja qual for o ramo de atuação da empresa ou seu tamanho, e até mesmo para profissionais liberais, investir em marketing digital tende a ser um divisor de águas, quando suas estratégias são bem utilizadas. As promessas são muitas, mas, fica mais fácil de acreditar quando contamos com a opinião de grandes nomes do marketing digital, que já testaram, presenciaram e vivem na prática os seus benefícios.

Pesquisar sobre o assunto já é um enorme avanço. Significa que você reconhece os ganhos que poderá obter e acredita que sua marca mereça essa chance. Quaisquer empecilhos posteriores que possam vir a surgir são facilmente quebrados com uma dose extra de conhecimento. Trata-se de um conjunto de estratégias que reduzem significativamente o valor a ser investido em marketing, enquanto aumentam exponencialmente os ganhos.

Com tantos benefícios, o que você está esperando para colocar as mãos na massa (ou melhor, no mouse) e pôr tudo isso em prática? Deixe de lado o medo de errar e arrisque-se. “Melhor forma de vender algo: não venda nada. Ganhe o reconhecimento, respeito e confiança daqueles que podem vir a comprar” – Rand Fishkin.

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6 comentários em “Marketing Digital na Prática: o que dizem os especialistas?”

  1. “Quando criar conteúdo, seja a melhor resposta para o que as pessoas procuram na internet. ” Essa afirmação é mais que verdade! Depois que mudei algumas estratégias para mim, os resultados começaram a aparecer aos poucos!

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