Compras

Estratégias digitais para promover seu negócio

Logo Agora Cupom

A presença online é um fator decisivo para o sucesso ou fracasso de qualquer negócio. Portanto, é fundamental utilizar as diferentes estratégias e técnicas de marketing digital para fortalecer a sua marca e gerar os melhores resultados para a empresa.

Com o estabelecimento do mundo online como a principal ponte de relacionamento entre empresas e consumidores, garantir que a sua marca se destaque exige que você coloque em prática uma série de estratégias de marketing digital.

Fortalecer a presença digital da sua empresa é vital para atrair mais clientes para as suas páginas e, consequentemente, conquistar melhores resultados. Com as estratégias digitais aplicadas corretamente, é possível promover o negócio de maneira simples e eficiente.

Quer saber como colocar em prática? Continue a leitura para entender a importância de uma presença online forte, os pontos mais importantes na hora de planejar suas ações de marketing digital e quais estratégias você deve colocar em prática para promover seu negócio.

Qual a importância da presença online?

Para garantir que os consumidores conheçam a sua marca, não basta oferecer produtos e serviços de qualidade ou por um preço mais atraente. Claro que esses pontos ainda são de grande importância no poder de decisão dos usuários, mas, hoje, dividem essa responsabilidade com a presença online das empresas.

Afinal, vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada. Mais de 75% da população no Brasil possui um celular, de acordo com dados do IBGE. Além disso, levantamento da CNDL e do SPC Brasil indica que 47% dos brasileiros só realizam uma compra depois de pesquisarem na internet.

Como ignorar números tão impactantes? Diante deles, investir em presença online é obrigação para quem busca os melhores resultados ao final de cada mês. Assim como a publicidade sofreu muita resistência por parte das empresas há muitos anos, os investimentos nesse conceito ainda não são suficientes.

Portanto, promover estratégias que busquem um maior engajamento dos usuários com a sua marca é essencial para o sucesso do seu negócio. Criar um site de qualidade, fortalecer a presença nas redes sociais, enfim, é preciso recorrer a todas as possibilidades disponíveis no mundo online para estreitar o relacionamento entre a sua marca e os seus clientes.

Quais conceitos considerar para montar o planejamento de marketing digital?

Antes de colocar em ação algumas das estratégias de marketing digital, é preciso atentar para alguns pontos fundamentais que, se mal conduzidos, podem prejudicar todo o seu planejamento. Para ajudar você nessa tarefa, separamos alguns fatores que precisam ser levados em consideração.

Tenha uma persona bem definida

O primeiro passo é entender quem é o seu consumidor. Ao definir uma persona, você vai nortear as suas ações de acordo com o perfil traçado. Ou seja, é o seu cliente ideal, que tem nome, profissão, hobbies, desafios e desejos. A partir desse detalhamento, você consegue pensar em estratégias voltadas para atender às demandas dessa persona.

Na hora de definir a sua persona, não economize: é importante detalhar o máximo possível de informações relevantes para montar esse perfil. Destrinche as dores, dificuldades profissionais, planos para a carreira e aspirações, por exemplo, detalhando de forma aprofundada o comportamento da persona que vai representar o seu cliente ideal.

Entender o que é buscado por quem vai ser impactado pela sua estratégia é fundamental para ter a certeza que, de fato, as suas ações vão gerar resultados positivos. No marketing digital, é preciso conseguir o máximo de dados e informações possíveis sobre o seu cliente para garantir a eficiência das suas ações.

Pense na experiência do cliente

Outro ponto importante para o qual você precisa atentar é a experiência do cliente ao entrar em contato com a sua empresa, não importando a forma como isso ocorre. É preciso garantir que o consumidor saia satisfeito após se relacionar com a sua marca e isso vale para o seu site institucional, a página do seu e-commerce ou as suas redes sociais.

Um exemplo? De acordo com o Google, um site que demora mais de 10 segundos para carregar completamente tem 123% de chances a mais de ser abandonado pelo usuário do que uma página com carregamento mais rápido. Por isso, é preciso investir em maneiras de atender a essa demanda.

Outro fator que contribui diretamente para a experiência do usuário é a responsividade do seu site. Ou seja, é fundamental ter uma página que consiga se adaptar às diferentes formas de acesso: desktop ou mobile.

Hoje, é cada vez mais comum o acesso à internet por meio de um smartphone ou tablet, por exemplo. Por isso, é importante que a sua página seja pensada para executar todas as funções disponibilizadas da mesma maneira, independentemente do método de acesso envolvido.

Entenda a importância da transformação digital

Nossa sociedade como um todo vai se tornando mais dependente da tecnologia e, portanto, mais digital. Aos poucos, o fenômeno conhecido como transformação digital também se fortalece dentro das principais empresas do mercado.

O perfil do consumidor mudou e vai continuar mudando ainda mais rápido nos próximos anos. Com isso em mente, empresas e organizações devem se adaptar de forma a atender às novas demandas do mercado. Hoje em dia, por exemplo, a nova geração não quer perder horas e apresentar inúmeros documentos para criar uma conta bancária.

Dessa forma, as empresas disponibilizam cada dia mais serviços e ferramentas que se encaixam nesse novo perfil de consumidor. Ao investir em ferramentas para coletar mais dados e, posteriormente, oferecer um serviço mais personalizado ao consumidor, a sua empresa já faz parte dessa transformação.

Esse novo cenário implica procurar maneiras mais práticas e eficientes de oferecer o mesmo produto ou serviço. Os aplicativos para solicitar um táxi ou um carro privado são bons exemplos disso. A transformação digital, então, significa atender aos desejos e exigências dessa sociedade cada vez mais digital.

Quais as estratégias que você deve colocar em prática?

Após definir alguns pontos importantes, é hora de colocar em prática as estratégias de marketing digital que vão ajudar você a promover o seu negócio. Para isso, listamos e detalhamos algumas das ações mais importantes para fortalecer a presença digital da sua marca e gerar melhores resultados.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de Inbound Marketing, ou seja, objetiva fazer com que os usuários procurem a sua marca e não o contrário.

Como fazer isso? Produzindo conteúdo relevante sobre o mercado de atuação da empresa, por exemplo. Ao empregar técnicas de SEO (Search Engine Optimization, em português, otimização para mecanismos de busca), é possível conquistar ótimos resultados para o seu negócio.

Sem dúvidas, essa estratégia é uma das mais eficientes para gerar relevância para a sua marca. Afinal, ao produzir conteúdo que seja do interesse do consumidor, você consegue atrair mais leads para a sua página de maneira natural.

Ao mesmo tempo, você fortalece a presença online da marca, o que transmite credibilidade ao abordar determinados assuntos e oferecer soluções.

Email marketing

Se até pouco tempo atrás, o email marketing era visto com desconfiança pelas empresas por medo de irritar clientes com inúmeros emails sem nenhum tipo de estratégia e ordem, na atualidade, as coisas são bem diferentes.

Com inúmeras ferramentas de automação de marketing disponíveis, é possível gerar ótimos resultados ao adotar essa estratégia de comunicação.

Marketing de guerrilha

Mais agressivo e fora do lugar-comum, o marketing de guerrilha é uma forma de impactar o usuário de maneira pouco convencional.

Essa estratégia é ideal para quem tem um orçamento mais limitado e não dispõe de muitos recursos.

Mesmo assim, é possível causar um grande impacto no consumidor, contribuindo para a relevância da sua marca.

Redes sociais

As redes sociais também têm papel fundamental em qualquer estratégia para promover uma marca ou empresa.

Afinal, Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter se tornaram parte do dia a dia do brasileiro e, para as organizações, são importantes canais de relacionamento com o cliente.

Dessa forma, é importante garantir estratégias eficientes que fortaleçam as páginas da sua empresa nesses pontos de contato. Por meio desses canais, você consegue humanizar a sua marca e, consequentemente, se aproximar dos clientes, gerando relevância e promovendo o negócio de maneira espontânea.

Os influenciadores digitais têm grande relevância na decisão de compra dos usuários hoje em dia.

Uma forma de mostrar como o seu produto ou serviço pode ser útil é oferecê-lo para um influenciador que fale com a mesma audiência que a sua, e garantir que ele tenha uma experiência positiva com a sua marca.

Dessa forma, ele ainda pode fazer uma divulgação da sua empresa, até mesmo de maneira espontânea, o que aumenta ainda mais sua credibilidade.

Fica evidente, então, que adotar diferentes estratégias de marketing digital é fundamental para o sucesso da sua empresa. Como vimos, faz toda a diferença adaptar a sua empresa ao novo tipo de consumidor, conhecendo bem o seu usuário para oferecer um conteúdo personalizado e garantir uma experiência positiva com a sua marca.

Agora que já entendeu a importância de investir em presença online e conheceu algumas estratégias digitais para promover o seu negócio, conheça as principais tendências em redes sociais para tornar sua marca ainda mais relevante no mundo digital!

Conteúdo produzido por Rock Content.

Web Stories Recentes

5/5 - (1 voto)

2 Comentários

  1. Felipe

    Show! Vou começar a utilizar essas estratégias agora mesmo no meu negócio! Obrigado pelo ensinamento!!!

  2. Talita

    Vou começar a vender on-line e gostei muito das dicas de estratégia. Obrigada por compertilhar!

RESPONDER

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

iPhone 15: o mais novo Lançamento Apple! Conheça todas as Novidades sobre o iPhone 15! 6 ofertas imperdíveis para aproveitar no Amazon Prime Day! 5 Produtos que você pode comprar com 80% OFF nesta Black Friday Empréstimo com garantia de carro! Saiba como funciona e onde conseguir
iPhone 15: o mais novo Lançamento Apple! Conheça todas as Novidades sobre o iPhone 15! 6 ofertas imperdíveis para aproveitar no Amazon Prime Day! 5 Produtos que você pode comprar com 80% OFF nesta Black Friday Empréstimo com garantia de carro! Saiba como funciona e onde conseguir